Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: interpretação das expectativas e dificuldades presentes em discursos de professores

Relatamos aqui algumas conclusões de um estudo, realizado com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando interpretar suas dificuldades e expectativas em relação ao ensino da Astronomia. Na metodologia de pesquisa foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com uma amostra de pro...

Full description

Bibliographic Details
Main Author: Langhi, Rodolfo
Other Authors: Nardi, Roberto
Format: Electronic Article
Language:Portuguese
Subjects:
Online Access:Texto completo

MARC

LEADER 00000nma a22000007a 4500
003 AR_CdUFM
005 20200727152206.0
006 m|||||o||d||00| 0
007 cr |||||||||||
008 s2007 ag ||| |o||||||0| | por||
040 |a AR_CdUFM   |b spa 
100 1 |9 23920  |a Langhi, Rodolfo 
245 1 0 |a Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental:  |b interpretação das expectativas e dificuldades presentes em discursos de professores  |h [recurso electrónico] /  |c Rodolfo Langhi, Roberto Nardi. 
300 |a 1 recurso en línea (p. 17-32) 
500 |a Sección Investigación didáctica 
520 |a Relatamos aqui algumas conclusões de um estudo, realizado com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando interpretar suas dificuldades e expectativas em relação ao ensino da Astronomia. Na metodologia de pesquisa foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com uma amostra de professores em exercício em escolas da rede pública do Estado de São Paulo, Brasil. Os discursos dos docentes foram interpretados usando técnicas de análise de discurso. A interpretação desses discursos mostra importantes subsídios para a elaboração de um programa de educação continuada sobre o tema para professores desse nível de ensino. 
520 |a Presentamos aquí algunas conclusiones de un estudio realizado con profesores que se desempeñan en los primeros años de la Enseñanza Primaria, diseñado para interpretar sus dificultades y expectativas en relación a la enseñanza de la Astronomía. La metodología de la investigación se basó en entrevistas semi-estructuradas tomadas a una muestra de profesores en ejercicio que se desempeñan en escuelas públicas del Estado de San Pablo, Brasil. El discurso de los profesores fue interpretado empleando técnicas de análisis de discurso. De este análisis surgen importantes contribuciones para la elaboración de un programa de educación continua sobre Astronomía, para profesores de ese nivel de enseñanza. 
650 4 |a Investigación educativa 
650 4 |a Educación en física 
650 4 |a Astronomía 
650 4 |a Didáctica de las ciencias 
650 4 |a Análisis del discurso 
650 4 |a Formación de docentes 
650 4 |a Educación primaria 
650 4 |a Formación continua 
700 1 |9 23860  |a Nardi, Roberto 
773 |g vol. 20, no. 1-2 (2007)  |t Revista de Enseñanza de la Física.  |w 14103 
856 |u https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/8044  |y Texto completo 
942 |2    |c ARTDEREVL 
945 |a MEG  |d 2020-07-26 
952 |0 0  |1 0  |2    |4 0  |6 REVISTA_DE_ENSEÑANZA_DE_LA_FÍSICA_12_2007_000000000000000  |7 0  |9 34621  |a MMA  |b MMA  |c Recurso en línea  |d 2020-07-26  |l 0  |o Revista de Enseñanza de la Física 1-2 2007  |r 2020-07-26  |u https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/8044/8899  |w 2020-07-26  |y ARTDEREVL  |z Buscar en Portal de Revistas UNC 
999 |c 19744  |d 19742